domingo, 3 de janeiro de 2010

No início os Bombeiros Voluntários de Lisboa V

Pessoal e material na inauguração do quartel dos Bombeiros Voluntários de Lisboa

"Em 1907 começou a haver desinteligências quanto aos actos administrativos.
Embora os Estatutos associativos determinassem que até a 15  de Fevereiro de cada ano se deviam realizar eleições para os corpos directivos, fazendo-se ao mesmo tempo o julgamento do relatório e contas da Direcção desde 29 de Março de 1904 que não eram convocados os sócios para as reuniões legais.
(...)
Quando se pretendeu legalizar esta situação, com uma assembleia geral realizada na sede da Associação dos Logistas, no Largo da Abegoaria, no dia 22 de Abril de 1910, já os ânimos estavam exarcebados e os associados degladiavam-se em dois campos antagónicos.
A assembleia foi suspensa quase no início  e a 26 do mesmo mês e ano, o então Comandante Eduardo Macieira intentou acção no Tribunal para reaver 2.035$420  réis de suprimentos feitos ao cofre associativo e 1.081$630 réis, do seu abono para aquisição da bomba a vapor.
O material da Associação foi arrestado à ordem do Tribunal e em Maio do dito ano a Ordem d e Serviço nº206 do Corpo de Bombeiros Municipais suspendia a saída do material e comparência do pessoal da Associação nos locais de sinistros"
Nos "Bombeiros Voluntários de Lisboa 1868 /1968"

Sem comentários: