quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O pioneirismo da AHB Voluntários Lisbonenses II




"Curiosamente, os Lisbonenses foram também os primeiros a dispor de veículo específico para o serviço de saúde, o que se ficou a dever ao sócio Eduardo Ferreira Simões, que não só planeou como dirigiu a construção do mesmo.
A primeira viatura para socorro a feridos foi inaugurada em 1911 e estava equipada com "pequeno arsenal cirúrgico e todo o material para pensos e tratamentos de urgência". Além disso, "transportava macas braçais para condução de feridos, uma tenda em lona, enfim um pequeno hospital de sangue, volante". Por conseguinte, passou a existir um quadro de pessoal de ambulância, mediante autorização da Benemérita Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, a qual veio dar origem à celebração de um Tratado de Aliança com os BVL, datado de 8 de Janeiro de 1912, que ainda hoje se mantém em vigor.
E porque "não há duas sem três", o dia 12 de Dezembro de 1915 ficou marcado pela entrada ao serviço, nos bombeiros em Portugal – nos Lisbonenses, está claro – da primeira auto-maca. Carroçada sobre um chassis marca Décauville, adquirido em segunda mão, este nóvel meio de assistência resultou de um investimento de 1900 escudos, valor que incluiu trabalhos de adaptação e apetrechamento. Para o efeito concorreram fundos angariados em peditórios."


Texto e imagens retiradas do  blogue Fogo&História

Sem comentários: