sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os Bombeiros Voluntários Lisbonenses e as convulsões revolucionárias após a implantação da República





 1919
Os Bombeiros Voluntários Lisboneneses os "Únicos bombeiros voluntários da capital que, desde a sua fundação, mantém aliança com a Cruz Vermelha, quando  se deram os combates à Monarquia do Norte, em 1919, enviaram daqui um piquete de voluntários, mobilizados, com um auto-maca, que prestaram grandes serviços nas linhas de Viseu, Castro Daire, etc.Como as demais corporações congéneres são muito e notáveis os seus serviços durante as convulsões revolucionárias (...)"

Na Grande enciclopédia Portuguesa e Brasileira -Volume IV -1940






1911
"Na mesma tarde e durante toda a noite, Paiva Couceiro martelou o acampamento com granadas disparadas do Pátio do Torel , mas sem encontrar força que o ajudasse  no seu levantado gesto.
(...)
Paiva Couceiro  avivou o ataque, as granadas explodiram  por larga extensão até sobre os telhados da casa onde meu Pai e eu moravamos, dando-nos até impressão de uma forte  chuvada de granizo. Esta casa  encontra-se ainda na rua Camilo Castelo Branco ao lado  da Associação dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, fundada por meu Pai.
(...)
Ainda referente ao prédio incendiado, meu Pai com o auxilio do chauffer, pretendeu  acudir ao fogo com uma potente bomba automóvel que se encontrava na nossa garagem .Machado dos Santos falou com meu Pai, fez-lhe ver o inconveniente de sairmos com a bomba, pois tinha de abrir passagem na paliçada, deixasse arder que ele se apagaria por si. De facto, só findou quando já não tinha nada a consumir e era um prédio de 4 andares."

De um texto da autoria de António Augusto Macieira, filho de Eduardo Augusto Macieira

Sem comentários:

Enviar um comentário