quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Incêndio no Teatro Nacional D.Maria II em 1964

MEMÓRIAS
Participações de serviço dos arquivos dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses:
"2 de Dezembro -Grande incêndio no Teatro D.Maria II.Compareceu a totalidade do material e pessoal disponiveis.Foram utilizados todos os lances  de mangueira de 50 e 70mm existentes nas viaturas e no quartel."
Livro do Centenário

Em 1 de Dezembro de 1964 o Teatro Nacional foi “palco” de um brutal incêndio que apenas poupou as paredes exteriores. O edifício que hoje conhecemos, e que respeita o original estilo neoclássico, foi totalmente reconstruído e só em 1978 reabriu as suas portas.

Como se vê, mais uma vez pelo teor do  interessante oficío que publicamos, gentilmente cedido pelo Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros  Voluntários da Régua, José Alfredo Almeida, os BVL e os BV da Régua sempre mantiveram relações de cordialidade.
Transcrevemos parte do texto que acompanhou o oficío que nos foi enviado:
"Este ofício datado de 1964,  da  Direcção Lisbonense prova bem essa fraternal ligação  em que os da Régua mostram cuidados pelo estado de saúde de bombeiros feridos no incêndio do Teatro Nacional:.. na noite de 2 para 3 de Dezembro de 1964."



Foto de Armando Serôdio do Arquivo Fotg. da CML

Foto de Garcia Nunes do Arquivo Fotog.da CML

Foto de Garcia Nunes do Arquivo Fotg. da CML
Foto de Armando Serôdio do Arquivo Fotog.da CML

1 comentário:

  1. ESTOU A FAZER UMA TESE DE MESTRADO EM RISCOS E PROTECÇÃO CIVIL VOU ESTUDAR A HISTÓRIA DOS INCÊNDIOS QUE OCORRERAM NO TEATRO dONA mARIA ATÉ AOS DIAS DE HOJE SE TIVEREM INFORMAÇÕES POR FAVOR ENVIEM UM MAIL OU UM CONTACTO PARA EU ME DESLOCAR AOS VOSSOS SERVIÇOS PARA PODER ME SER FACULTADA INFORMAÇÃO CARLAOLIVEIRASOUTO@GMAIL.COM

    ResponderEliminar