domingo, 12 de dezembro de 2010

12 de Dezembro de 1910



Eduardo Augusto Macieira  1º Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses

Na porta  ao lado com o nº97, onde era a antiga sede dos Bombeiros Voluntários de Lisboa (temporariamente suspensa na altura),abria  as sua portas em 12 de Dezembro de 1910 a Associação dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, chefiada pelo Sr. Eduardo Macieira, embora só fosse oficialmente reconhecida como 3ª Secção da Divisão auxiliar, em 21 de Março de 1911.

E em 12 de Dezembro de 1910, no Largo da Abegoaria nº4, realizou-se a primeira reunião formal, presidida por John B. Jauncey e secretariado por Henrique de Melo Lorena e Rui Macedo.
Desta reunião lavrou-se uma acta de onde consta que foram eleitos, por aclamação, os Corpos Gerentes da nova Associação, que ficaram assim constituidos:


ASSEMBLEIA GERAL - Presidente Eduardo Ferreira Pinto Basto, 1º Secretário Rui Macedo e 2º Secretário Henrique de Melo Lorena.


DIRECÇÃO - Presidente Carlos Vasques, Secretário João António da Silva, Tesoureiro Manuel António Iniguez, Vogais Alexandre Augusto Ramos Cretã e Carlos Bastos Pereira da Costa.

CONSELHO FISCAL - José Coelho Dias, Diogo da Encarnação Carvalho e Carlos Belling Dias.

Elementos extraidos da  monografia comemorativa dos 50 anos da AHBV Lisbonenses (1910-1960)

"(...)Este conjunto de sinais se tem evidenciado na Associação Humanitária, talvez devido às suas condições materiais serem mais favoráveis  e também à dedicação sempre crescente  do seu comandante, o sr.  Eduardo Augusto Macieira; bombeiro voluntário há 50 anos, que tem conseguido rodear  a corporação; que dirige de todos os meios modernos.
Compreende esta associação 20 bombeiros e 6 maquinistas, efectivos que  entre si se acham  ligados telefónicamente, a fim de que os seus socorros afluam mais rápidos aos pontos onde se tornem mais necessários.
(...)
Os voluntários de Lisboa têm actualmente apenas um quartel mas já pensam em arranjar outro, n'um dos bairros de Lisboa, medida que deve merecer o aplauso geral.
(...)
Além dos sócios efectivos; conta a Associação Voluntária dos Bombeiros Voluntários  150 sócios protectores."

Jornal "A CAPITAL"  de 24 de Janeiro de 1911

Sem comentários:

Enviar um comentário