domingo, 30 de janeiro de 2011

Bombeiros Voluntários Lisbonenses no Guia de Portugal


 Encontrado aqui

:: Lisboa: Bombeiros Voluntários Lisbonenses comemoram centenário e "lutam" por novo quartel (C/ ÁUDIO)
21-01-2010
Lisboa, 21 Jan (Lusa) -- Os Bombeiros Voluntários Lisbonenses comemoram cem anos de existência este ano, mas o orgulho por serem a "única" corporação lisboeta "contemporânea" da implementação da República não afasta os voluntários da "luta" por um novo quartel.



21-01-2010
Lisboa, 21 Jan (Lusa) -- Os Bombeiros Voluntários Lisbonenses comemoram cem anos de existência este ano, mas o orgulho por serem a "única" corporação lisboeta "contemporânea" da implementação da República não afasta os voluntários da "luta" por um novo quartel.
*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt *** Lisboa, 21 Jan (Lusa) -- Os Bombeiros Voluntários Lisbonenses comemoram cem anos de existência este ano, mas o orgulho por serem a "única" corporação lisboeta "contemporânea" da implementação da República não afasta os voluntários da "luta" por um novo quartel. O "desejo forte" dos Lisbonenses é prévio ao centenário da equipa, mas a efeméride assinalada reforça a procura por um espaço dotado de melhores condições, disse hoje o presidente da comissão executiva das comemorações do centenário dos Lisbonenses em conferência de imprensa realizada na sede da corporação, perto do Marquês de Pombal. "É visível e fácil de identificar, vindo à nossa porta, que não temos condições para ser um quartel, para ter um corpo de bombeiros e viaturas em condições de sair rapidamente e ter o mínimo de garantias de conforto", frisou João Costa Martins. O responsável dos bombeiros referido que têm existido "contactos com os serviços técnicos" da CML na procura de um novo espaço para os Lisbonenses, que poderá passar por um espaço junto à zona do Rego, num processo que aguarda decisão da autarquia da capital "desde 2003, por troca com um terreno cedido pela mesma em 1989 na zona de Sete Rios". João Costa Martins afirmou também que "é possível" que alguns dos eventos agendados pelos Lisbonenses para as comemorações dos bombeiros surjam associados às Comemorações do Centenário da República, "desejo" assumido pela corporação. Das comemorações do centenário dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses faz parte, em Fevereiro, o lançamento do "Livro do Centenário" da corporação, estando previstas até final do ano diversas actividades em áreas como a cultura ou o desporto. PPF. Lusa/Fim

2 comentários:

  1. Não é um comentário mas sim uma pergunta: - Então, mas os Bombeiros Voluntários de Lisboa não são a corporação mais antiga do País?

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Pinheiro,
    Tem toda a razão os Bombeiros Voluntários de Lisboa, são mais antigos que os Lisbonenses, os B.V.Lisbonenses nascem de uma cisão em 1910 nos Bombeiros Voluntários de Lisboa.

    contemporâneo
    (latim contemporaneus, -a, um)
    adj.
    adj.
    1. Que é do mesmo tempo.
    2. Que é do tempo actual!atual.
    s. m.
    3. Homem do mesmo tempo ou dos tempos de hoje.
    4. Coevo.

    O entendimento do texto é que os Bombeiros Lisbonenses fundados em 1910, são do mesmo tempo da República, e não que serão mais antigos.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar