domingo, 1 de janeiro de 2012

Entrevista do Comandante Bento ao Correio da Manhã

Discurso directo
“Os subsídios são zero”
José Bento, Comandante dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, fala sobre o 101.º aniversário



Correio da Manhã – Como é que a corporação está a conviver com a crise?
José Bento – Depois das comemorações do centenário, este é o primeiro ano de uma nova vida. Devido à crise que o País atravessa, até 2010 tínhamos os apoios do Governo Civil e da Câmara Municipal de Lisboa e agora os subsídios são zero.
– Como têm sobrevivido?
Com muitas dificuldades. Seis bombeiros saíram, por sua iniciativa, e para podermos garantir as nossas obrigações só entraram dois. Rescindimos os contratos para o transporte de doentes não urgentes, porque os 7,5 € que recebemos – pagos passados 90 dias – não chegam nem para pagar o gasóleo, e não fizemos mais nenhum. Estamos a trabalhar gratuitamente, após a nossa vida laboral e ainda subsidiamos o Estado.
– Apesar dos problemas, têm projectos para o futuro?
Os projectos foram um sonho, que era a construção de um novo quartel. Não tem havido grande vontade política. Muitos dos melhoramentos no actual quartel são pagos pelos próprios voluntários.
– O que desejam para 2012?
Paz e saúde, para podermos prestar o socorro à população, melhores condições e que tivéssemos um pequeno apoio. Só isso já seria essencial para nós. Há quem faça menos pela cidade de Lisboa e tenha apoios.

 Jornal Correio da Manhã, 18 de Dezembro de 2011 -Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário