sábado, 20 de fevereiro de 2016

O Museu dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses (Museu Manuel Alves Frazão)

Museu inaugurado em Dezembro de 1976 e baptizado com o nome de Manuel Alves Frazão, benemérito dos Lisbonenses, tem actualmente como Conservador o Comandante do Quadro de Honra Lucas Novo.
Fotos do interior do museu com vasto património e elementos importantes da história desta corporação.
Em 1933, numa festa de homenagem a Carlos Vasques realizada no salão nobre da Sede na Rua Camilo Castelo Branco, foi-lhe entregue uma pasta com um desenho em relevo em prata, com o nome do homenageado gravado, contendo um louvor aprovado em Assembleia Geral da Associação,em 14 de Janeiro de 1933. Incluia também nove páginas com assinaturas dos elementos da corporação naquela data - como prova de "carinho e alta consideração e inalterável amizade  pelo muito que fez em  seu benefício,resolveu por aclamação saudá-lo enternecida e afectuosamente,  saudação que  representa a profunda gratidão que todos  temos pela alta figura moral de V.Exa. modelo de dedicação e devoção pelo que fez em seu benefício" 

Sobre Carlos Vasques- Primeiro Presidente da Direcção, eleito a 12 de Dezembro de 2010 faleceu em 18 de Maio de 1945, data em que foi nomeado comandante honorário a título póstumo.

Nota:
Por  feliz coincidência foi  em 2015, entregue aos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, pelo Sr Comandante dos Bombeiros Voluntários de Colares, Luís Recto, 79 anos  depois, a pasta recebida por Carlos Vasques, resultado da merecida homenagem dos Bombeiros Lisbonenses, prestada  a 14 de Janeiro de 1933, regressou de novo ao quartel e agora ao museu dos Bombeiros Lisbonenses.



Fotos em 29/12/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário