domingo, 25 de setembro de 2016

Os Bombeiros V. Lisbonenses nos ecrãs da televisão

Os "Lisbonenses" na produção televisiva  "Amor Maior" da SIC, no episódio de ontem Sábado 24 de Setembro de 2016

domingo, 11 de setembro de 2016

1ª Mostra de Veículos Clássicos de Bombeiros em Sintra

VivermaisSintra10092016fblog.jpg

Este Sábado em Sintra realizou-se um desfile e  1ª Mostra de Veículos Clássicos dos Bombeiros, numa organização da Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses- VIVERMAIS.
Após  concentração  no Quartel-Sede dos Bombeiros Voluntários de Sintra, os veículos participantes
desfilaram pelas artérias de Sintra (Avenida da Aviação Portuguesa até ao Terreiro da Rainha D. Amélia, na Vila Velha), onde os veículos  clássicos dos Bombeiros,estiveram em exposição.
 
VivermaisSintra10092016blog.jpg
Foto Sintra 10 de Setembro de 2016
VivermaisSintra10092016eblog.jpg
Foto Sintra 10 de Setembro de 2016
VivermaisSintra10092016dblogjpg.jpg
Foto Sintra 10 de Setembro de 2016
VivermaisSintra10092016wvblog.jpg
Foto Sintra 10 de Setembro de 2016
VivermaisSintra10092016i.blogjpg.jpg
Foto Sintra 10 de Setembro de 2016
http://www.revivermais.pt/

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O incêndio de 1966 na Serra de Sintra

Entre os dia 6 e 12 de Setembro de 1966, ocorreu o maior incêndio registado na Serra de Sintra. Cinquenta anos depois, há  ainda muitas memórias dessa tragédia, que ceifou a vida a 25 militares  do Regimento de Artilharia Aérea Fixa de Queluz.

Serra de Sintra 1
Efeméride

Testemunhos de alguns participantes no grande incêndio da serra de Sintra em 1966

"Em 6 de Setembro de 1966, dia muito quente e seco, cerca do meio-dia irrompeu um violento incêndio na zona da Tapada do Saldanha, em plena serra de Sintra. Este fogo foi inicialmente combatido pelas corporações de voluntários dos Concelhos de Sintra e Cascais, cujo material se viria a revelar insuficiente, pois não existiam auto-tanques e nem todos os veículos usados transportavam água.

(...)

«Estávamos a actuar na estrada dos Capuchos – Portela juntamente com uma viatura do Batalhão de Sapadores Bombeiros, e o fogo subia a serra com velocidade, produzindo um som assustador, o fumo e o fogo envolviam-nos completamente, obrigando-nos a retirar – já com dificuldade – para o lado dos Capuchos, enquanto o turbilhão de labaredas atingia a estrada. Entretanto ouvimos gritos. Pensámos que, possivelmente seriam outros bombeiros em fuga no sentido da Portela»

O fogo trepou a encosta do Monge. Detiveram-no no cume. Depois de varrida essa encosta retomou-se a circulação da estrada dos Capuchos –Portela, onde vieram a ser encontradas algumas viaturas militares abandonadas, «com indícios de terem procurado inverter a marcha,se, no entanto, o terem conseguido. Só mais tarde, se descobriram – a meia encosta –os corpos dos cerca 25 soldados do R.A.A.F de Queluz, os quais viemos mais tarde a saber, eram as guarnições das viaturas abandonadas. Vinha a caminho e ficaram encurralados pelo fogo»

Photobucket
"Morris Commercial" do Bombeiros Voluntários de Almoçageme
(...)
Os Bombeiros de Almoçageme, presentes desde a primeira hora, continuavam a combater as labaredas na área da Quinta da Marquesa, com todo o seu material disponível, o qual se resumia, aliás ao velho auto-tanque-pronto de socorro “Morris Commercial”, ao pronto socorro “Ford”, ao “Land Rover” com uma moto- bomba pesada e à galera “Austin”

"Cem anos ao serviço da Comunidade 1895-1995" de Maria Teresa Caetano


Bombeiros  Voluntários de Colaresblog.jpg
Bombeiros Voluntários de Colares -O auto-tanque-pronto-socorro Studebaker construído em 1950, na fábrica dos Cinco Irmão Unidos

"A actuação dos Bombeiros Voluntários de Colares começou logo no dia 6, a pedido dos Bombeiros Voluntários de S.Pedro de Sintra.
O nosso Studebaker, um carro a gasolina conduzido em determinada altura pelo então Presidente do nosso Conselho Fiscal, Fortunato dos Santos Limpo, ficou de súbito completamente cercado pelo fogo, na zona da Lagoa Azul, e só o sangue-frio do condutor, aliado a muita sorte, permitiram que saísse incólume daquele inferno.
(...)
Sexta-feira 9 de Setembro de 1966
Avionetas sobrevoavam a serra de Sintra procurando localizar novos focos.Só a encosta da Malveira e a Tapada do Mouco continuavam a arder. Em Lisboa, a esta hora, vinte e cinco militares vão a enterrar. Toda a Sintra vive e lamenta esta perda. Por todo o lado semblantes carregados, olhos húmidos e encovados. Pela tarde, novo nos Capuchos. O auto-tanque de prevenção na Pena vem acabar com com o fogo. A grande maioria das corporações de voluntários volta às suas terras. Restam os Sapadores e os Voluntários dos Concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras. A situação começa a normalizar."

"Cem anos Fazendo o Bem " 1890-1990, de António Caruna

PostoMóvelBVLisbonenses
Posto de Socorro Móvel dos Bombeiros Voluntários LisbonensesBombeiros Voluntários Lisbonenses
6 de Setembro de 1966
Grande incêndio da Serra de Sintra, de 6 a 12 de Setembro, totalizando 136 horas de trabalho. Foi utilizado todo o equipamento, incluindo o grupo de moto-bombas. Todo o corpo activo em turnos de 12 horas, garantiu as missões de socorro, pelo que os Lisbonenses receberam como missão a defesa de vários locais na serra. Foi montado o Posto de Socorro Móvel, que prestou inestimáveis serviços de assistência.

"Cem anos 1910- 2010" A.H. dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses

Créditos:
Foto p/b do incêndio da serra de Sintra retirada do blogue Fogo&História
- "Cem Anos ao Serviço da Comunidade" 1895-1995 A.H.B.V.Almoçagemeda autoria de Maria Teresa Caetano
-"Cem Anos Fazendo o Bem" 1890-1990, A.H.B.V.Colares da autoria de António Caruna
-"Cem Anos" 1910- 2010 da A.H.B.V.Lisbonenses

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Terrugem, quarta-feira pelas 17h30m

Terrugem07072016BVCblogjpg.jpg
Um acidente de viação - no momento de passagem de um transporte de doentes dos Bombeiros Voluntários de Colares - tripulação, que imediatamente prestou os primeiros socorros à vitíma motociclista, que se encontrava no chão, até chegarem os Bombeiros Voluntários de Sintra - com uma viatura  de desencarceramento, e ambulância do INEM.
Terrugem07072016BVCbblog.jpg
Chegada dos Bombeiros Voluntários de Sintra
Terrugem07072016BVCcblog.jpg
Após a chegada dos B.V.de Sintra a tripulação dos B.V de Colares, voltaram à sua missão de transporte de doentes já de regresso a casa  -  a rapidez dos primeiros socorros prestados à vitima, fizeram de certeza a diferença, no seu estado  de saúde actual.
Terrugem07072016BVCeblog.jpg